Você está em: Notícias»Encontro Macrorregional do Litoral Norte de SC busca soluções nas diversas áreas sociais em parceria com a UFSC

O Encontro Macrorregional do Litoral Norte do Estado de Santa Catarina aconteceu em Blumenau no dia 12 de setembro, na ADR- Agência de Desenvolvimento Regional, onde foram apresentados problemas e soluções nas diversas áreas sociais e de infraestrutura, em parceria com a Universidade Federal do Estado de Santa Catarina - UFSC num Plano de Desenvolvimento denominado SC2030, em alusão ao que o Estado precisa enfrentar e solucionar até os anos de 2030. Parece distante , mas são apenas pouco mais de 12 anos, que passam com rapidez e que trarão grandes transformações e necessidades de novos rumos a fim de enfrentarmos problemas sociais e de infraestrutura do estado. Temas como a intermodalidade entre rodovia e ferrovia, assim como a ampliação da capacidade das rodovias atuais, a transformação do lixo em energia elétrica e a ampliação do saneamento básico em diversos municípios foram debatidos no encontro e elencados no Programa apresentado pela UFSC, através de seus pesquisadores. Cabe ao Poder Público estar ciente e ter a capacidade de detectar os principais entraves que comprometem o bem estar dos cidadãos, e cabe perfeitamente às universidades, as pesquisas de vanguarda e soluções. Esta parceria deve ser o caminho para as próximas gerações na busca de soluções aos problemas que vão surgindo no convívio social das cidades. O Estado de Santa Catarina é rico em mão-de-obra qualificada e potencial turístico, e portanto, desenvolve-se com grande rapidez, surgindo contudo, no processo de desenvolvimento, necessidades que precisam ser encaradas com responsabilidade pelo Poder Público e com desenvolvimento de pesquisas pelas universidades, através de seus pesquisadores. O Presidente da Câmara de Vereadores de Luiz Alves, Djonei Césaro Scola, participou do encontro e em especial do grupo que discutiu e apresentou propostas na infraestrutura. Considerou o encontro de grande importância para o estado e para os gestores, que sentem as necessidades de soluções para velhos e novos problemas.