Você está em: Notícias»Reconhecimento da Cachaça Luizalvense

Reconhecimento da Cachaça Luizalvense

No dia 11 de julho a Assembléia Legislativa de Santa Catarina homenageou as cachaças catarinenses que foram premiadas na Expocachaça 2017, em Minas Gerais, entre os dias 08 e 11 de junho em Belo Horizonte. Quatro cachaças de Luiz Alves receberam medalhas de ouro e prata, quais sejam, Cachaça Bylaardt, Cachaça Spézia, Cachaça Wuck e Cachaça Rech. Estiveram presentes à solenidade o Prefeito Municipal , Marcos Pedro Veber, o Presidente da Câmara de Vereadores , Djonei Césaro Scola, os Vereadores Acir José de Freitas, Alexandre Wilbert, Eunilton Fontanive, Felipe Brás Luciani e Arlindo Gorges. Tal premiação representa uma conquista de reconhecimento da qualidade da cachaça luizalvense que vem sendo produzida desde a colonização deste município. Na década de 70, existiam no município mais de 100 alambiques artesanais, pois a produção da cana-de-açúcar representava a base da economia rural daquela época. A cachaça foi resistindo e trazendo a famosa Festa Nacional da Cachaça na década de 80, que trouxe a visibilidade turística ao município. Hoje chegamos à 28ª edição da festa, que acontecerá entre os dias 14 a 16 de julho, ocasião em que o município comemora os 59 anos de emancipação política e 140 anos de fundação. A economia do município não está baseada na produção da cachaça somente, mas uma das principais culturas que representam a base da economia atual é a bananicultura. Por isso chegamos também à 26ª edição da Festa da Banana que acontece concomitante à Festa da Cachaça . A cachaça artesanal luizalvense tem sido comparada ao bom uísque e tem representado o principal marketing da cidade, que conta com inúmeras outras culturas, como a indústria têxtil que vem ganhando força nos últimos anos, considerando o valor do trabalho e dedicação, características intrínsecas da colonização, incansável na luta e no trabalho cotidiano.