Você está em: Notícias»Vereadores eleitos e Servidora da Câmara participam de encontro de capacitação promovido pela Interlegis/ Instituto Legislativo Brasileiro em Guaramirim.

Sete dos nove Vereadores eleitos para o quadriênio 2017/2020 participaram de encontro de capacitação, promovido pela Interlegis, em parceria com o ILB - Instituto Legislativo Brasileiro, na cidade de Guaramirim, no dia 28 de outubro. Dentre os temas abordados pelos patestrantes estão a obtenção de recursos federais para os municípios, o Poder Legislativo Municipal no Brasil, papel institucional, desafios e perspectivas, o processo legislativo e a importância dos marcos jurídicos e sua atualização. Dentre os municípios participantes, estiveram presentes Vereadores e Servidores de Agrolândia, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Witmarsum, Itapocú, Luiz Alves e Corupá. O curso foi gratuito, oferecido pelas entidades parceiras e proporcionou a capacitação dos Vereadores e Servidores de Câmaras que é de suma importância para a realização de um trabalho público que inicia em primeiro de janeiro do próximo ano. No dia primeiro de janeiro de 2017, os Vereadores eleitos estarão tomando posse de seus cargos em solenidade que deve se realizar no Auditório da Prefeitura. A capacitação permite-lhes iniciar o mandato com mais segurança, compreendendo noções de legislatura e política para todos. Quando um Vereador é eleito, ele tem um mandato representativo, com a função de fiscalizar, legislar e assessorar o Prefeito em sua gestão administrativa do município. São os Vereadores que estarão em contato direto com a população e que trazem para a Câmara seus anseios e preocupações. Estar preparado para iniciar um mandato, é portanto, de fundamental importância e de relevantes resultados para o município. Uma vez eleito e empossado na Câmara, a sigla partidária deve ficar em segundo plano e o Vereador deve se tornar parte de uma grande equipe de trabalho em prol do município. Essa postura política é que passa a ser o objetivo até o último dia de seu mandato. Portanto, a capacitação, o conhecimento técnico, a sensibilidade para compreender as reais necessidades do município, a busca pelo bem comum e o bem estar de todos os cidadãos, devem estar a frente de qualquer outro objetivo pessoal. Quatro anos é o tempo que cada Vereador tem para deixar a sua marca na política. Ele pode escolher fazer um mandato comprometido com os grandes ideais da política ou simplesmente, seguir o curso, deixar-se levar pelos interesses próprios e perder a sua grande oportunidade de desenvolver o ser político que vive dentro de si.